segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fogo (actualizado)

a minha aldeia anda a arder, mesmo no meio, onde há casas
o helicóptro já deixou sapadores, já passaram imensos carros dos bombeiros.
Já vi os carros das 3 corporações aqui da zona.
estou um pouco preocupada. é aqui tão perto

Actualização:

Afinal o aparato foi pior do que o perigo, mas como havia casas muito perto houve necessidade de prevenir. Não foi pior graças à destreza e sangue frio de um senhor que se apercebeu do sucedido e foi para lá tentar combater o fogo evitando que ele alastrasse.
Foi um grande susto e um sobressalto, mas já passou.

Quando chega esta altura do ano, por aqui anda-se sempre com o coração nas mãos. Já passamos por muito incêndios, alguns deles bem graves. Lembro-me de 2 dos piores que houve, daí o meu medo quando oiço falar em fogo, ainda para mais este era aqui muito perto, bem no meio das casas.

Do primeiro, lembro-me (devia ter uns 10 anos) de estar no telhado da varanda a ver o fogo avançar e queimar casas. Só pedia que não chegasse perto da minha. Mesmo ao lado tinha uma padaria, um lagar e um celeiro. Este incêndio durou vários dias e fez muitos estragos.

Do segundo, há cerca de 3 anos, era Agosto, lembro-me de estar numa ribeira num piquenique, quando nos apercebemos que o fogo andava por ali. No dia seguinte fui passear a Conimbriga, descansada porque o fogo começava a dar tréguas e não ameaçava casas. Pois, mas as coisas mudam muito rápido e foi o que aconteceu. A minha prima ligou para ir rápido para casa dela e dos meus avós, o fogo andava lá perto e ameaçava casas. Felizmente, desta vez os bombeiros conseguiram salvar as casas. As perdas resumiram-se a mato, pinhal e eucapiltal, e até mesmo hortas e alguns barracões de alfaias agricolas.


Olá, Sandra Tavares! Não consegui publicar o comentário no seu blogue, nem nos meus comentários, por isso fica aqui na publicação:

Muito obrigada pelo apoio, já deixado por várias vezes e eu nunca agradeço.

De hoje não podia deixar passar.

Quanto ao apoio em relação à depressão mto obrigada também. Acredito que vou conseguir superá-la, apesar de haver dias mais difíceis.

Muitos beijinhos

1 comentário: